por: Colunista Portal - Educação
A palavra "ética" é derivada do grego e significa aquilo que
pertence ao caráter, é o nome geralmente dedicado aos assuntos morais.
Abrangendo questões morais, normativas e jurídicas, a ética profissional, deve estar presente em todas as profissões, e conseguimos essas regras às vezes por meio de estatutos e códigos específicos. Em nossa vida pessoal e social, devemos sempre buscar nos comportar de maneira ética e moral.
Fazer e agir estão relacionados com nossas ações, ou seja, fazer seria competência e eficiência do profissional, e o agir seria à sua conduta e atitudes em conjunto que o profissional deve ter ao desempenhar suas atividades.
Nós podemos contribuir de maneira positiva (ou negativa) para a construção da imagem no mercado de trabalho.
Devemos lembrar também que o comportamento ético não se restringe apenas aos assuntos profissionais e sim em todo nosso comportamento de maneira geral.
Devemos lembrar que, além dos nossos clientes a conduta ética deve, ser também para com os colegas de profissão, os fornecedores e aos profissionais de outras áreas, esse comportamento contribui de maneira significativa para nosso sucesso.
A ética profissional deve ser praticada em todas as áreas, negócios e profissões, mas é na prestação de serviços em especial a área da beleza em que é mais notada. Como por exemplo, entre esteticista, maquiadores, cabeleireiros, depiladores, manicures e pedicuras.
Todo profissional ético e competente deseja que suas atividades aconteçam com perfeição. O ideal é não pensar somente na execução do procedimento, leve em consideração as preferências de seus clientes. Por exemplo, mesmo tendo sido procurado para realizar o design de sobrancelhas e a preferência seja para um formato fora do ideal, procure ouvir primeiramente e depois expor de forma simples e educada sua opinião profissional, exponha o que seria melhor, qual a finalidade, quais os resultados, claro que haverá diferenças entre as pessoas, mas se formos flexível, poderá aproveitar melhor o encontro e reforçar laços entre cliente e profissional.
Acreditar em si mesmo, é um fator importante, os certificados e diplomas agregam em seu currículo, as experiências profissionais anteriores também, contudo a autoconfiança em seu trabalho faz um diferencial enorme, pois transmite segurança ao cliente, nosso posicionamento no mercado depende muito de nossa postura.
Posturas como, ser pontual entre um cliente e outro, respeitar as diferenças, evitar comentários e críticas destrutivas, se envolver em conversas particulares entre clientes sem ser convidado a participar da conversa faz parte de atitudes de um bom profissional.
Mantenha uma postura sóbria, discreta na maneira de tratar seus clientes e mantenha uma fisionomia imparcial. Devemos dar atenção ao cliente, com educação e cortesia, nunca usar gírias e pseudônimos, apelidos (caso o cliente não seja acostumado a ser tratado).
Nunca devemos forçar outro tipo de serviço, mesmo que estando dentro de um estabelecimento de estética, deixamos os clientes a vontade em conhecer os serviços oferecidos ali, podemos sim usar o marketing e convidar para conhecer os outros setores (cabeleireiros, estética, manicura....) entregar um cartão ou folder (caso seja a primeira visita) mas se o cliente apresentar desconforto ou resistência estando com pressa, nunca forçar .
É importante levar o cliente até o local de atendimento e acompanhá-lo na saída até a recepção, nos despedindo de maneira agradável e deixando naturalmente a sensação que estou pronta a servi-los em outra oportunidade.
Abrangendo questões morais, normativas e jurídicas, a ética profissional, deve estar presente em todas as profissões, e conseguimos essas regras às vezes por meio de estatutos e códigos específicos. Em nossa vida pessoal e social, devemos sempre buscar nos comportar de maneira ética e moral.
Fazer e agir estão relacionados com nossas ações, ou seja, fazer seria competência e eficiência do profissional, e o agir seria à sua conduta e atitudes em conjunto que o profissional deve ter ao desempenhar suas atividades.
Nós podemos contribuir de maneira positiva (ou negativa) para a construção da imagem no mercado de trabalho.
Devemos lembrar também que o comportamento ético não se restringe apenas aos assuntos profissionais e sim em todo nosso comportamento de maneira geral.
Devemos lembrar que, além dos nossos clientes a conduta ética deve, ser também para com os colegas de profissão, os fornecedores e aos profissionais de outras áreas, esse comportamento contribui de maneira significativa para nosso sucesso.
A ética profissional deve ser praticada em todas as áreas, negócios e profissões, mas é na prestação de serviços em especial a área da beleza em que é mais notada. Como por exemplo, entre esteticista, maquiadores, cabeleireiros, depiladores, manicures e pedicuras.
Todo profissional ético e competente deseja que suas atividades aconteçam com perfeição. O ideal é não pensar somente na execução do procedimento, leve em consideração as preferências de seus clientes. Por exemplo, mesmo tendo sido procurado para realizar o design de sobrancelhas e a preferência seja para um formato fora do ideal, procure ouvir primeiramente e depois expor de forma simples e educada sua opinião profissional, exponha o que seria melhor, qual a finalidade, quais os resultados, claro que haverá diferenças entre as pessoas, mas se formos flexível, poderá aproveitar melhor o encontro e reforçar laços entre cliente e profissional.
Acreditar em si mesmo, é um fator importante, os certificados e diplomas agregam em seu currículo, as experiências profissionais anteriores também, contudo a autoconfiança em seu trabalho faz um diferencial enorme, pois transmite segurança ao cliente, nosso posicionamento no mercado depende muito de nossa postura.
Posturas como, ser pontual entre um cliente e outro, respeitar as diferenças, evitar comentários e críticas destrutivas, se envolver em conversas particulares entre clientes sem ser convidado a participar da conversa faz parte de atitudes de um bom profissional.
Mantenha uma postura sóbria, discreta na maneira de tratar seus clientes e mantenha uma fisionomia imparcial. Devemos dar atenção ao cliente, com educação e cortesia, nunca usar gírias e pseudônimos, apelidos (caso o cliente não seja acostumado a ser tratado).
Nunca devemos forçar outro tipo de serviço, mesmo que estando dentro de um estabelecimento de estética, deixamos os clientes a vontade em conhecer os serviços oferecidos ali, podemos sim usar o marketing e convidar para conhecer os outros setores (cabeleireiros, estética, manicura....) entregar um cartão ou folder (caso seja a primeira visita) mas se o cliente apresentar desconforto ou resistência estando com pressa, nunca forçar .
É importante levar o cliente até o local de atendimento e acompanhá-lo na saída até a recepção, nos despedindo de maneira agradável e deixando naturalmente a sensação que estou pronta a servi-los em outra oportunidade.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/estetica/artigos/35498/etica-e-postura-do-profissional-depilador#ixzz2a5ygtXVv