terça-feira, 30 de abril de 2013

Alta freqüência


segunda-feira, 29 de abril de 2013

Hirsurtismo








O hirsutismo é identificado  pelo crescimento excessivo de pêlos terminais , em áreas do corpo que normalmente ocorrem apenas para o sexo masculino, tais como: Abdome, tórax, região das nádegas, face interna da coxa, região inguinal, dentre outras.. Diferente portanto da hipertricose, que é o excesso de pêlos localizados em regiões onde a mulher normalmente os têm.
   Os pêlos apresentam seu crescimento na dependência de hormônios produzidos pelo organismo. Esses hormônios agem no folículo piloso fazendo com que eles cresçam. Apenas a testosterona (hormônio masculino), que se encontra na forma livre no organismo, é capaz de atuar junto ao folículo piloso e promover o crescimento deles. Assim, o hirsutismo pode aparecer na presença aumentada dos hormônios androgênios (hormônios masculinos presentes também nas mulheres) devido ao aumento da sensibilidade dos receptores a estes hormônios ou pela alteração no transporte deles no organismo, fazendo com que aumente a fração livre do hormônio circulante.
      Portanto, mesmo com a taxa de hormônios masculinos dentro do limite da normalidade, pode haver crescimento dos pêlos graças a uma sensibilidade maior do folículo piloso.
       Uma situação curiosa é a da mulher durante a menopausa. Em geral ocorre o que chamamos de aumento relativo dos hormônios masculinos, ou seja, a taxa total está normal, mas se comparadas com as taxas de hormônios femininos, que estão diminuídas nesse período, vê-se que os hormônios masculinos estão aumentados. Assim podem aparecer alguns pêlos principalmente na face dessas mulheres.
        No hirsutismo é  necessário avaliá-lo através de uma escala que nos permita quantificá-lo e saber seu grau de comprometimento.Essa escala é conhecida como Escala de Ferrimam e Gallwey e deve ser utilizada pelo médico ao avaliar sua paciente. Através dela podemos saber o grau de acometimento da paciente. É muito importante saber de que forma apareceram esses pêlos, ou seja, se foi de uma maneira repentina ou não e se sua evolução está lenta ou rápida.
        O tratamento consiste na retirada dos pelos por depilação ou eletrólise, parar a utilização de algum medicamento que possa estar causando tal disfunção e usar os fármacos (geralmente são utilizados antiandrogênios) recomendados pelo médico. É bom saber que a vida de um folículo piloso é de meses e assim, respostas para o tratamento devem ser esperadas somente após esse período, de 3 a 6 meses. A perda de peso, quando necessário, é também uma forma de tratamento.

Vejam mais fotos de hirsutismo:






Hipertricose



Hipertricose (também conhecida como a síndrome do lobisomem)é um termo médico usado para descrever uma doença extremamente rara que causa o excesso de pêlos no corpo humano.A hipertricose é , caracterizada por um crescimento excessivo de pêlos. As pessoas acometidas por este distúrbio apresentam a pele toda coberta de pêlos, exceto as palmas das mãos e dos pés. Só foram relatados 50 casos, desde a idade média. A doença afeta um em um milhão
Existem basicamente duas variantes da doença, são elas:
  • Hipertricose Lanuginosa Congênita: o cabelo é relativamente fino e felpudo e pode chegar a 25 cm de comprimento.
  •  Síndrome de Abras: nesta variante da doença o cabelo é mais grosso, é colorido, e cresce durante toda a vida.                
A maioria das pessoas com esta anomalia tem se tornado famosa ao longo da história. Devido a seu aspecto chamativo, muitos foram trabalhar em circos. Abaixo você irá ver três casos de pessoas que sofrem desta anomalia, pessoas essa que ganharam destaque na mídia recentemente:

Vejam algumas fotos de hipertricose:






















domingo, 21 de abril de 2013

Álcool 70% , antiséptico e desinfetante

Resposta logo abaixo.
O álcool possui propriedades microbicidas reconhecidamente eficazes para eliminar os microrganismos mais frequentemente envolvidos em infecções, sendo imprescindível na realização de ações simples de prevenção como a anti-sepsia das mãos, a desinfecção do ambiente e de artigos médico-hospitalares. Além disto, é adquirido com baixo custo, possui fácil aplicabilidade e toxicidade reduzida.

Álcool Etílico ou Etanol (C2H6O)
Este composto orgânico é caracterizado por possuir pelo menos uma hidroxila (radical OH) ligada ao átomo de carbono. Apresentações com variados pesos moleculares, que lhe conferem características próprias, são comercializados para diferentes aplicações como, por exemplo, desinfetante, solvente e combustível, respectivamente o álcool etílico, o isopropílico e o metílico.
O álcool etílico e o isopropílico possuem atividade contra bactérias na forma vegetativa, vírus envelopados (p.ex.: vírus causadores da influenza, das hepatites B e C, e da SIDA), micobactérias e fungos. Não apresentam ação contra esporos e vírus não-envelopados (p.ex.: vírus da hepatite A e Rinovírus), caracterizando-se como desinfetante e antiséptico, porém sem propriedade esterilizante. Em geral, o álcool isopropílico é considerado mais eficaz contra bactérias, enquanto o álcool etílico é mais potente contra vírus.
Sua atividade ocorre provavelmente pela desnaturação de proteínas e remoção de lipídios, inclusive dos envelopes de alguns vírus. Para apresentar sua atividade germicida máxima, o álcool deve ser diluído em água, que possibilita a desnaturação das proteínas. A concentração recomendada para atingir maior rapidez microbicida com o álcool etílico é de 70% em peso e com o isopropílico, entre 60 e 95%.
O álcool comum (geralmente 96%) é capaz de fixar a bactéria na superfície que foi limpa, mas não a destrói. Já o álcool a 70% (70% de álcool e 30% de água) é capaz de destruir bactérias.
Álcool 70% possui concentração ótima para atividade bactericida, pois a desnaturação das proteínas do microrganismo (atuam na membrana plasmática ou parede celular bacteriana, inibindo sua síntese e provocando sua destruição) faz-se mais rapidamente na presença da água, porque a água facilita a entrada do álcool para dentro do microrganismo.

Fonte: http://www.biomedicinapadrao.com

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Cera com anestésico diminui 70% da dor na depilação



Algumas empresas apostam na Cera com anestésico e prometem reduzir em até 70% as dores provocadas pelos desagradáveis puxões das ceras de depilação. Conhecido como eugenol ou óleo de cravo, é um forte antisséptico. Seus efeitos medicinais auxiliam no tratamento de náuseas, flatulências, indigestão e diarréia. Contém propriedades bactericidas, antivirais, e é também usado como anestésico e anti-séptico para o alívio de dores de dente.
O eugenol é um composto aromático que está presente em: cravo, canela, sassafrás e mirra. O ativo interage com os neurotransmissores do sistema nervoso central, provocando uma espécie de anestesia local que ameniza a sensação de dor durante a retirada dos pelos. 
Quem já testou garante que a dor diminui mesmo. Particularmente, como instrutora de depilação, ainda tenho algumas restrições no uso de cera depilatória com anestésico. Acredito que temos com parâmetro a dor do cliente, e usando a cera com anestésico, não saberemos se o procedimento aplicado está 100% correto, tipo:Temperatura da cera e retirada dos pêlos .

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Argila Branca

Argila branca ou Caulim: É uma argila primária composta de silicato de alumínio hidratado resultante da alteração de rochas lavadas pela chuva. Possui um pH muito próximo da pele.É a mais leve de todas, possui propriedades cicatrizante contém diversos oligoelementos, entre os minerais encontrados destacam-se os de silício, reduz as inflamações, tem ação purificante, adstringente e remineralizante, efeito anti-séptico, cicatrizantes, devido à elevada porcentagem de alumínio presente em sua composição é indicada para peles sensíveis.
Indicação: Clareador de manchas senis, micro-esfoliador da pele, agente desintoxicante corporal, retira oleosidade da pele, combatendo cravos e espinhas, reduz rugas e sinais de expressão, adstringente, remineralizar, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo e também pode ser usado no corpo todo.
Procedimento
Em um recipiente  coloque, duas colheres de sopa de argila, adicionar água ou soro fisiológico aos poucos misturando com uma espátula até formar uma pasta de consistência cremosa, antes de aplicar a argila lave o rosto previamente com sabonete, depois com um pincel vá passando no rosto no sentido debaixo para cima menos na região dos olhos e boca. Deixe agir por 30 minutos sem fazer movimentos faciais. Aproveite para deitar e relaxar. Passado os 30 minutos lave o rosto com água e passe um hidratante de sua preferência, sua pele vai ficar vermelha, mas logo desaparece e você vai notar a maciez e o brilho de seu rosto.

Obs.: Não se preocupe se você sentir um ardor em seu rosto após passar a mascara, é normal logo passa. A argila medicinal não tem contra indicação.
Fazer a mascara uma ou duas vezes por semana.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Escolha seu método

2421
Cera quente - “Por dilatar os poros, esse método é considerado o menos dolorido, pois facilita a retirada dos pêlos. É sempre bom lembrar que a cera deve ser retirada puxando-se no sentido contrário ao crescimento dos pêlos.
Creme depilatório - É indolor,  mas como o principio ativo destrói a queratina do fio, faça o teste de alergia antes de iniciar o procedimento. O resultado da depilação dura uns três dias.
Roll on - É utilizado um aparelho de depilação com cera morna, que aquece a cera em 20 minutos. Depois  os pêlos são retirados desde a raiz, no sentido inverso do crescimento, com a ajuda de lenços depilatórios. Os fios levam cerca de 20 dias para começar a nascer de novo.

Cera fria - A aplicação é fácil. A cera é colocada em papel celofane e logo depois colada na área a ser depilada. As folhas são usadas ater perderem o poder de puxar os pêlos. A técnica é prática e o resultado é perfeito, apesar da dor.

Depilador elétrico - Esse método é para quem quer uma solução rápida. O aparelho puxa o fio pela raiz, o resultado da depilação também dura cerca de 20 dias. Dependendo do formato do equipamento, não dá para usar na virilha.
Lâmina - Os pêlos são cortados rente a pele e não são retirados da raiz .  E uma boa opção para casos de emergência. “A lâmina deve deslizar no sentido do crescimento do pelo para evitar que ele encrave ou que a pele fique sensível e avermelhada”.  A durabilidade é mínima, entre 24 e 48 horas.
Laser - Esse método de depilação elimina o pêlo porque a sua energia, em forma de luz, é atraída e captada pela melanina, pigmento presente na haste do fio e responsável pela sua coloração.  A luz destrói a matriz do pelo, fazendo com que ele pare de nascer. Os fios vão desaparecendo a cada sessão. O problema é que  não é indicado para quem quer pegar uma corzinha durante o tratamento, pois a exposição ao sol é proibida nesse período.

Depilação dermofotônica - É um processo lento, mais demorado que o laser, mas permite o banho de sol durante as aplicações. Nesse método o  folículo é destruído, só que por meio de uma combinação de vários tipos de descargas de energia.​

Designer ou design?

sob1
Design = Desenho
Designer = Desenhista

Na minha experiência em sala de aula, vejo nos rostinhos dos meus alunos, uma dúvida sobre como devem escrever nos cartões de vista, para que possam divulgar o trabalho: Designer ou design?
Designer é quem desenha a sobrancelha e Design é o desenho da sobrancelha. Entendido?
​ Agora vamos saber um pouco mais sobre as sobrancelhas : A sobrancelha é  considerada a moldura do rosto, tornando-se portanto um dos itens mais importantes da beleza. O trabalho do designer de sobrancelha é traçar um modelo adequado para cada tipo de rosto, sabendo que existem medidas a serem seguidas , porém devemos respeitar a vontade do cliente.
Uma sobrancelha bem feita deve ser retirada de 15 em 15 dias. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, uma vez retirados os pêlos, eles podem voltar a nascer ou não, existem variações de pessoa a pessoa.
Essa pequena ‘porção de pelos’ pode também revelar a personalidade, expressar força, determinação, delicadeza ou criatividade, criando uma imagem pessoal. Segundo Jailson Gaby, coordenador técnico pedagógico do Instituto Embelleze:  Quando o assunto é fazer as sobrancelhas, existem duas opções possíveis: fazer em casa ou recorrer a um designer de sobrancelhas. Apesar de parecer uma tarefa fácil, um erro na hora de tirar os pelos nessa região pode causar um estrago, resultando em uma aparência esteticamente desagradável.
Tipos de Sobrancelhas:
images
​Como reconhecer:

Oval
Como o rosto é bastante harmonioso, o mais indicado são as ligeiramente angulosas, sem arquear demais.
Redondo
O segredo é evitar as muito finas, que acentuam essa característica. O apropriado é um desenho bem arqueado.
Longo ou retangular
O ideal para equilibrar o semblante é apostar nas retas, com pontas curvadas.
Triangular
É necessário marcar bem o desenho da parte mais alta da sobrancelha, como se fosse um acento circunflexo.
Triangular invertido
São duas as opções: seguir uma linha mais arredondada, como se fosse uma meia-lua, ou o formato arqueado.
Quadrado
O desenho pode ser mais natural, com um leve arredondado ou arqueado, sem marcar demais.
como-tirar-a-sobrancelha-jeito-certo
Passo a passo do design de sobrancelhas:​
Antes de iniciar o procedimento com o cliente é necessario fazer a assepsia do local . Higienize as mãos (suas e do cliente) com produtos antissépticos especifícos (gel higienizador). Prepare o cliente, cobrindo sua cabeça com touca descartável.
1- Traçar uma linha reta com um lápis, verticalmente em frente ao rosto. Alinhar com a borda externa da aba no nariz e a parte interna dos olhos. Esta linha vai determinar onde a sobrancelha deve começar. Marque o local com lápis de olho e repita o processo do outro lado. (CUIDADO: pois se a pessoa tiver nariz grande, ter cuidado para não começar a sobrancelha no meio dos olhos).
2- Alinhe entre a parte externa do nariz e o canto externo dos olhos, acompanhando sempre a linha dos olhos. Esse passo diz onde a sobrancelha termina. Marque com um lápis de olho e repita o processo do outro lado.
3- Determine o ponto da curvatura da sobrancelha traçando uma reta alinhada com a borda externa do nariz e a parte externa da iris dos olho (certifique  de que a pessoa estará olhando para frente). Marque o local com lápis de olho e repita o processo do outro lado.
A espessura da sobrancelha depende sempre do formato do rosto. Ter cuidado para não afinar muito a sobrancelha de uma pessoa que possui o rosto mais bruto, nem colocar uma sobrancelha grossa em um rosto delicado. O equilíbrio é o truque, pois sobrancelhas fininhas em um rosto bruto e sobrancelhas grossas em um rosto delicado, pode pesar no visual.
OBS.: Homens que fazem sobrancelhas não deve ser feita design e sim  tirar o excesso dos pêlos.

Veja alguns trabalhos realizados :
Feitas por mim:
533816_437450652970305_1619987019_n cats
​Feitas por alunas:
cats 01


cats
cats04